4.11.16

Uma Senhora que o Autor Conheceu no Rio de Janeiro e Viu Depois na Europa - Basílio da Gama

Na idade em qu'eu brincando entre os pastores
Andava pela mão e mal andava,
Uma ninfa comigo então brincava
Da mesma idade e bela como as flores.

Eu com vê-la sentia mil ardores;
Ela punha-se a olhar e não falava;
Qualquer de nós podia ver que amava,
Mas quem sabia então que eram amores?

Mudar de sítio a ninfa já convinha,
Foi-se a outra ribeira; e eu naquela
Fiquei sentindo a dor que n'alma tinha.

Eu cada vez mais firme, ela mais bela;
Não se lembra ela já de que foi minha,
Eu ainda me lembro que sou dela!...

Análise feita pela aluna Gabriela Tostes:

No poema, o autor retrata sobre uma menina muito bela pela qual ele era apaixonado na infância, que se mudou do lugar onde moravam e se esqueceu dele, enquanto ele ainda se lembra do amor, como afirma no verso "Não se lembra ela já de que foi minha, / Eu ainda me lembro que sou dela!..."
Possui características do Arcadismo como nativismo, a exaltação da natureza, representando por referências à terra e ao mundo natural, o fingimento poético, simulação de sentimentos fictícios, marcado pela utilização de pseudônimos pastoris, no caso, pastores, e a presença de uma linguagem simples, o Inutilia truncat, que seria "cortar o inútil", em oposição ao Barroco.

7 comentários :

  1. O poema é feito em um tom de confissão uma das características do Arcadismo, e nele há o desespero de um homem que foi esquecido por sua amada, outra característica encontrado seria a idealização da mulher amada, e com sua devoção pela amada mostra o como tal poeta era simples e humilde (pastoralismo); mesmo sendo escrito por uma linguagem simples e com objetividade tal poema mostra a intensidade de tal situação, o que acaba transmitindo para o leitor tal sentimento.

    ResponderExcluir
  2. Como minhas amigas já disseram , este poema foi feito com uma tonalidade de confessar algo à garota que o autor era apaixonado , e também há um desespero , pois ele não queria ser esquecido por sua amada .
    O autor fez referências ao mundo natural, essa característica é a exaltação da natureza , como já disse é fazer referências à terra e a natureza .

    ResponderExcluir
  3. A poesia retrata os sentimentos do eu-lírico á uma mulher, onde eles eram jovens e viviam uma vida simples, tendo assim como características do arcadismo o pastoralismo, bucolismo e nativismo. Mas o eu-lírico acaba sofrendo por amor quando a mulher decide-se mudar dali aonde eles vivia .Temos na poesia figuras de linguagem, tais como, comparação e hipérbole. No quarto verso podemos ver uma comparação, quando o eu lirico diz ''Da mesma idade e bela como as flores'', então ele acaba comparando a senhora com uma flor.

    ResponderExcluir
  4. Como meus colegas destaram, é perceptível no poema algumas características do arcadismo, tal como a exaltação da natureza,estado de espírito espontâneo no âmbito dos sentimentos,linguagem simples e idealização da mulher amada.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante o poema de Basílio da Gama. Chama a atenção para as características comuns do arcadismo, como a exaltação do amor, a confissão para a amada, a exaltação à natureza.

    ResponderExcluir
  6. Essa poesia mostra os sentimentos do autor por sua amada, sentimento esse que era recíproco quando eles eram jovens e tinham uma vida simples, mas depois ela deixa ele. Tais características remetem ao pastoralismo, bucolismo e nativismo.

    ResponderExcluir