( CEFET-MG) Ardoroso defensor da liberdade do homem, lutou contra a escravização do índio e a desumanidade com que eram tratados os escravos. Considerado, pela crítica literária, o maior exemplo de conceptismo em Língua Portuguesa. Trata-se de:
A- Padre José de Anchieta.
B- Gregório de matos.
C- Padre Antônio Vieira.
D- Padre Eusébio de Matos.
Análise feita por Lourran Claudio.
A- Foi o primeiro dramaturgo, o primeirogramático e o primeiro poeta nascido nasIlhas Canárias. Foi o autor da primeira gramática da língua tupi, e um dos primeiros autores da literatura brasileira, para a qual compôs inúmeras peças teatrais e poemas de teor religioso e uma epopeia.
B- Gregório de Matos Guerra, o “Boca do Inferno”. Com seu espírito crítico, satirizava políticos, comerciantes, clero, colonizadores e até mesmo o povo. Para isso, usava palavrões e um vocabulário bem baixo em suas obras.
D- Foi um orador , pintor epoeta de nacionalidade portuguesa nascido no Brasil colônia que atuou no Brasil entre1629 e 1692; era irmão de Gregório de Matos. Aparentemente foi aluno dos pintores da comitiva de Maurício de Nassau, sendo fundador da "escola baiana" de pintura.
Alternativa correta letra C, trata-se do autor Padre Antônio Vieira que lutou pela defesa do homen e o maior conceptista da Língua portuguesa.
O blog Arcairroco foi criado pelo grupo da turma D, IFF Pádua, formado pelos alunos Gabriela Tostes, Gabrielly Rodrigues, João Victor de Paula, Lourran Claudio, Micaella Barcellos, Pedro Mendes e Yasmin Souza. Nele falaremos sobre Barroco e Arcadismo.
Me ajuda por favor
ResponderExcluir