16.10.16

Artes Barrocas: Música

O Barroco é um estilo artístico que surgiu na Europa, e foi usado pela Igreja Católica com a intenção de recuperar os fiéis perdidos para a Contra-reforma. O mesmo chegou no Brasil no final do século XVII, e tendo seu apogeu no século seguinte.
 Serviu como transmissor da cultura europeia e das leis católicas entre o povo.

A música barroca é em geral exuberante, tendo melodias ornamentadas, com ritmos energéticos, contrastes de timbres instrumentais e de sonoridades fortes, imita os sons da natureza. É dividida entre: 

  • Música instrumental: concerto, suíte, sonata.
  • Música vocal: ópera, missa.
Exemplos de músicas barrocas instrumentais:





Assim como outras diversas músicas do período do barroco, a música de Handel serviu de inspiração para a música da UEFA Champions League:



Exemplo de música barroca vocal:

Artes Barrocas: Arquitetura

O Barroco é um estilo artístico que surgiu na Europa, e foi usado pela Igreja Católica com a intenção de recuperar os fiéis perdidos para a Contra-reforma. O mesmo chegou no Brasil no final do século XVII, e tendo seu apogeu no século seguinte.
 Serviu como transmissor da cultura europeia e das leis católicas entre o povo.

 A arquitetura barroca tem como características a extravagância, a irregularidade, a complexidade, o uso do movimento para causar uma sensação de proximidade com o real, tem formas côncavas e convexas, uso da luz e da sombra para um efeito dramático, integração da pintura e da escultura nas construções, e entre outras características tentativa de levar quem observa a se imaginar no infinito.

Exemplos da arquitetura barroca: 

Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto-MG, Brasil

Fontana di Trevi, Roma, Itália







15.10.16

Artes Barrocas: Escultura

O Barroco é um estilo artístico que surgiu na Europa, e foi usado pela Igreja Católica com a intenção de recuperar os fiéis perdidos para a Contra-reforma. O mesmo chegou no Brasil no final do século XVII, e tendo seu apogeu no século seguinte.
 Serviu como transmissor da cultura europeia e das leis católicas entre o povo.

As principais características das esculturas barrocas são imagens bem detalhadas, com vestes em geral drapeadas e com forte expressão facial e corporal, mostrando um drama que não estava presente no Renascentismo. Aqui no Brasil, as esculturas tiveram uma dedicação impressionante, com o uso de tecidos, jóias e até cabelo, sendo feitas em pedra-sabão e madeira. Era bem presente o uso de cores fortes e de curvas, que davam a sensação de movimento do corpo e das roupas. As obras eram empregadas na arquitetura desse período também. O principal escultor brasileiro foi o Aleijadinho.

Exemplos de esculturas barrocas:

Os doze profetas, por Aleijadinho
Pietá, por Michelangelo

Artes Barrocas: Pintura

 O Barroco é um estilo artístico que surgiu na Europa, e foi usado pela Igreja Católica com a intenção de recuperar os fiéis perdidos para a Contra-reforma. O mesmo chegou no Brasil no final do século XVII, e tendo seu apogeu no século seguinte.
 Serviu como transmissor da cultura europeia e das leis católicas entre o povo.

 Na área da pintura, o Barroco tinha como principal característica o dinamismo de suas obras, que era usado com a intenção de aproximar o fiel do prometido céu. Eram obras assimétricas, diagonais, que substituíam o equilíbrio das obras renascentistas. Havia um contraste das cores claras e escuras, em representação dos sentimentos e utilizado para criar uma sensação de profundidade e realismo. A arte feita abrangia todas as camadas sociais, intencionalmente para recriar o vínculo perdido com os fiéis. O principal pintor desse período no Brasil foi o Mestre Ataíde.

Exemplos de pinturas barrocas:

Glorificação da Virgem, por Mestre Ataíde

Vênus e Adônis, por Peter Paul Rubens






10.10.16

Todo o amor é imaginário - Padre Antônio Vieira

Os homens não amam aquilo que cuidam que amam. Por quê? Ou porque o que amam não é o que cuidam; ou porque amam o que verdadeiramente não há. Quem estima vidros, cuidando que são diamantes, diamantes estima e não vidros; quem ama defeitos, cuidando que são perfeições, perfeições ama, e não defeitos. Cuidais que amais diamantes de firmeza, e amais vidros de fragilidade: cuidais que amais perfeições angélicas, e amais imperfeições humanas. Logo os homens não amam o que cuidam que amam. Donde também se segue, que amam o que verdadeiramente não há; porque amam as coisas, não como são, senão como as imaginam, e o que se imagina, e não é, não o há no mundo.



Análise feita por Yasmin Souza:

Neste sermão produzido por Padre Vieira, a principal característica barroco presente e visível é o humanismo, onde se foca no sentimento, no amor; neste texto o autor relata que os homens amam o irreal, eles amam não o que realmente existe, mas sim, o que eles gostariam que existissem; e podemos trazer isso para o mundo atual, onde vivemos por aparência e não pela essência, e como esta no texto a aparência é algo frágil e com isso tiramos um ensinamento, não devemos viver ou amar pela aparência mas sim pelo real sentindo das coisas.

9.10.16

Amor fiel - Gregório de Matos

                              Amor fiel



Ó tu do meu amor fiel traslado 
Mariposa entre as chamas consumida, 
Pois se à força do ardor perdes a vida,
A violência do fogo me há prostrado.

Tu de amante o teu fim hás encontrado,
Essa flama girando apetecida;
Eu girando uma penha endurecida,
No fogo que exalou, morro abrasado.

Ambos de firmes anelando chamas,
Tu a vida deixas, eu a morte imploro
Nas constâncias iguais, iguais nas chamas.

Mas ai! que a diferença entre nós choro,
Pois acabando tu ao fogo, que amas,
Eu morro, sem chegar à luz, que adoro.


Análise feita por Pedro Lucas : 

Em seus textos  Gregório de Matos  sempre tende  através da contradição, expor em seus poemas a importância pessoal das coisas. Para ele, o amor é mais relevante ao lado do ódio, o frio é mais relevante ao lado do calor, e etc...  No texto acima, o amor é comparado à morte da amada, como se fosse uma oposição entre a luz (amor) e a escuridão (morte) . Veja que a morte da amada está em um sentido figurado, o que significa que amada entregou-se  a  outro amor, outro fogo, é isto que o poeta considera como morte , e vida  para o poeta,  é  tipo que o amor que ele próprio sente .

2.10.16

Ao Braço do Menino Jesus de Nossa Senhora Das Maravilhas, A quem infiéis despedaçaram. - Gregório de Matos


O todo sem a parte não é todo, 
A parte sem o todo não é parte, 
Mas se a parte o faz todo, sendo parte, 
Não se diga, que é parte, sendo todo. 

Em todo o sacramento está Deus todo, 

E todo assiste inteiro em qualquer parte, 
E feito em partes todo em toda a parte, 
Em qualquer parte sempre fica o todo. 

O braço de Jesus não seja parte, 

Pois que feito Jesus em partes todo 
Assiste cada parte em sua parte. 

Não se sabendo parte deste todo, 

Um braço, que lhe acharam, sendo parte, 
Nos disse as partes todas deste todo. 
Gregório de Matos

Análise do poema de Gregório de Matos por Gabriela:É facilmente percebido no texto o cultismo, característica do Barroco, que consiste em uma linguagem rebuscada e repleta de jogo de palavras e figuras de linguagem. Também é facilmente percebida a grande religiosidade do poema, outra característica do Barroco.Na segunda estrofe do poema, podemos perceber que o autor diz que "Em todo o sacramento está Deus todo", ou seja, que em todo sacramento está Deus por inteiro, e diz que Deus está inteiro em qualquer parte assistindo-nos, observando nossas ações. Gregório diz que o braço (de Jesus) é parte, mas também é todo. Tenta mostrar que com uma parte do todo, podemos encontrar o todo por inteiro.